Portugal

Un día recibimos un mail de Sofía Mendonça interesada en PTC. Con su casi perfecto español nos contó que era de Lisboa y su papá había conocido a Dorita Porto en España. Después de cruzarnos muchos mails, llegamos a Lisboa en un frío enero del 2009. El grupo de asistentes fue pequeño, pero su entusiasmo grande y encendieron la chispa de Portugal. Ya hemos realizado tres seminarios de capacitación y hemos llegado a Viseu, Coimbra, Porto…

En el 2011 Catia Almeida una chica de 26 años se propuso llegar hasta su ciudad Viseu y reunió a 60 personas para la capacitación, además de organizar una conferencia a la que asistieron el Obispo y la asistente del presidente municipal.

Hemos contado con la suerte de visitar a la Virgen de Fátima para encomendarle los buenos resultados del programa.
Haz click en el nombre de cada colaborador de PTC Portugal para conocer más sobre él o ella:

Maria Sofia Mendonça


É coordenadora do programa Protege o teu Coração em Portugal. Dinamiza sessões para alunos e para Pais.

Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com pós -graduação em Ciências da Educação e Família pela Universidade de Navarra. Exerceu as funções de Assessora do Conselho Científico da Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses entre 1990 e 1992.

Esteve no secretariado e comissão organizadora de vários congressos e seminários, nomeadamente “Família; que futuro?” (Lisboa, 1996), “60 anos de Educação Sexual” (Lisboa, 2003), Seminários Protege o teu Coração (Lisboa, 2009 e 2010 e Viseu, 2011).

Trabalha há 16 anos em formação parental, tendo feito parte da Direcção do Cenofa – Centro de Orientação Familiar de Lisboa,- entre 1999 e 2002. Foi membro da Direcção da Associação Família e Sociedade entre 2004 e 2010. Casada e mãe de 4 raparigas e 3 rapazes.

Maria Inês Garcia Gomes

Engenheira Informática pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Leccionou a vertente prática da cadeira de Base de Dados no Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Leccionou TIC(Tecnologias da Informação e Comunicação) no Colégio Mira-Rio.

Leccionou as disciplinas do Curso Profissional de Operadores de Informática no Colégio São Tomás.

Consultora analista em SAP –  System Aplications Programs data Processing.

Co-Fundadora da empresa Farol de Tecnologias de Informação.

Gere e lecciona actividades extra-curriculares para aprender a utilizar o computador Magalhães.

Participação em vários congressos internacionais em Roma de formação humana de intercâmbio de culturas e formas de viver.

É casada e têm 5 filhos.

Cátia Almeida Milheiro


26 años, casada. Médica, en formación avanzada de pedopsiquiatria trabajando esencialmente con adolescentes e sus familias, formadora de Métodos de Reconocimiento de la Fertilidad por el Instituto Valenciano de la Fertilidad, Sexualidad e Relaciones familiares. 

Colaboradora de la Associacion Familia y Sociedade, con sede en Lisboa, que se dedica a los temas de la familia, a la planificación familiar natural y a la educación. Vinculada al PTC desde el 2010, ahí encontró un modo de sintetizar su trabajo y sus procupaciónes con los más jóvenes y sus familias.”

Anabela Marçal Nunes Sampaio – Sampaio


Enfermeira especialista em saúde infantil e Juvenil, mestre em ciências de Enfermagem com pós-graduação em saúde na família pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica do Porto. Atualmente a trabalhar em projetos na área da saúde da criança e também como enfermeira de saúde escolar com responsabilidades na área da educação e formação.

Há cerca de 10 anos que se interessa pela área da educação para a sexualidade. O PTC  é algo que a cativou e que vem ao encontro das suas expectativas nesta área que pretende desenvolver para jovens, pais e professores.

Teresa Oliveira Martins


Mestre em psicologia clínica. Desde 1997 trabalha com adolescentes em escolas e em consulta clínica privada. Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua dos Professores (Ministério da Educação), como formadora nos domínios da Psicologia da Educação, e no domínio das Práticas de Aconselhamento e Orientação.

Procura compatibilizar a sua intensa atividade profissional com trabalho de voluntariado em Associações Juvenis.

Entre 1998 e 2001 foi membro do Conselho Consultivo Regional de Braga (Órgão de Consulta do Instituto Português da Juventude), em representação da associação juvenil Centro Cultural Campo Novo, para parecer técnico sobre as atividades de formação mais adequadas à população juvenil: colaborou na programação e implementação dos planos de atividades.

Lilia Figueiredo


Vive no Estoril. Natural do porto.7 irmãos. Licenciada em Linguas e Literaturas modernas- Ingles e alemão. Professora há 23 anos: escolas publicas 5 a nos e há 19 num colégio Mira Rio y  há 4 anos da escola Tecnico-profissional Val do Rio, no Estoril

Trabalhou muitos anos em Clubes juvenis, habituada a lidar com gente nova. Interessada em temas de educação  e preocupada com a solidão e sofrimento de muitas alunas, lançou-se em assistir aos seminários de PTC e agora é monitora nos dois estabelecimentos de ensino.Super entusiasmada com os temas, que realmente vão mudando vidas-

Margarida Faria


É licenciada em Psicologia (área Clínica) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e pós-graduada em Psicologia Educacional pela mesma Faculdade e em Psicoterapias Comportamental e Cognitiva (Crianças e Adolescentes) pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva.

Encontra-se neste momento na fase final do seu Doutoramento em Psicologia da Educação, ligado à investigação com crianças em escolas. Trabalhou como Psicóloga Estagiária em diversos contextos: uma instituição particular de solidariedade social (área educacional e clínica), um hospital pediátrico (área clínica e do desenvolvimento) e uma escola (área educacional e clínica). Trabalhou também num Colégio privado em Lisboa, onde acompanhou crianças e adolescentes, entre os 3 e os 15 anos de idade.

É monitora do Programa Protege O Teu Coração desde o início de 2011. A sua boa-disposição, energia e entusiasmo caracterizam as sessões com os alunos.

Patricia Joana da Silva Ramalho


Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa em 2005, efectuou o estágio da advocacia, onde acompanhou processos nas mais variadas áreas do direito, designadamente direito do trabalho, direito penal e direito da familia.

Desde 2009 colabora num centro de formação profissional pertencente à Associação Portuguesa Cultura e Desenvolvimento, como formadora. Exerce ainda funções de coordenação pedagógica e apoio na gestão administrativa. Entre 2010/2011 colaborou num departamento jurídico do Ministério das Finanças.

Intervenções relevantes na área da familia e juventude, destaca-se a colaboração numa Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco; fez um Curso de Especialização Interdisciplinar de Direito das Crianças, na Escola de Direito do Porto da  Universidade Católica Portuguesa.

Cecília Paula


Licenciatura em Enfermagem a  exercer  desde  de 1999, no serviço de Pediatra do Hospital de S. Teotónio de Viseu, experiência formativa por ter exercido funções como formadora no Centro profissional de Viseu.

Las ciudades portuguesas a donde ha llegado Protege tu corazón son las siguientes:

  • Coimbra
  • Lisboa
  • Oporto
  • Viseu
top