Portugal

Un día recibimos un mail de Sofía Mendonça interesada en PTC. Con su casi perfecto español nos contó que era de Lisboa y su papá había conocido a Dorita Porto en España. Después de cruzarnos muchos mails, llegamos a Lisboa en un frío enero del 2009. El grupo de asistentes fue pequeño, pero su entusiasmo grande y encendieron la chispa de Portugal. Ya hemos realizado tres seminarios de capacitación y hemos llegado a Viseu, Coimbra, Porto…

En el 2011 Catia Almeida una chica de 26 años se propuso llegar hasta su ciudad Viseu y reunió a 60 personas para la capacitación, además de organizar una conferencia a la que asistieron el Obispo y la asistente del presidente municipal.

Hemos contado con la suerte de visitar a la Virgen de Fátima para encomendarle los buenos resultados del programa.
Haz click en el nombre de cada colaborador de PTC Portugal para conocer más sobre él o ella:

Maria Sofia Mendonça


É coordenadora do programa Protege o teu Coração em Portugal. Dinamiza sessões para alunos e para Pais.

Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com pós -graduação em Ciências da Educação e Família pela Universidade de Navarra. Exerceu as funções de Assessora do Conselho Científico da Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses entre 1990 e 1992.

Esteve no secretariado e comissão organizadora de vários congressos e seminários, nomeadamente “Família; que futuro?” (Lisboa, 1996), “60 anos de Educação Sexual” (Lisboa, 2003), Seminários Protege o teu Coração (Lisboa, 2009 e 2010 e Viseu, 2011).

Trabalha em formação parental, tendo feito parte da Direcção do Cenofa – Centro de Orientação Familiar de Lisboa,- entre 1999 e 2002. Foi membro da Direcção da Associação Família e Sociedade entre 2004 e 2010. Casada e mãe de 4 raparigas e 3 rapazes.

Julie Machado

julie machado

32 anos, casada, mãe de uma menina de 4 anos e dois meninos de 2 e 1 anos. Luso-Americana, nascida nos Estados Unidos de pais portugueses. Mãe a tempo inteiro por opção. Anteriormente dava aulas de inglês e identifica-se muito com o método indutivo e participativo do PTC. É monitora do PTC desde 2016. Tem experiência e apreço especial por adolescentes, que estão sempre abertos e entusiasmados para falar sobre estes temas. 

Cátia Almeida

Foto tipo passe Catia ALmeida

33 anos, casada, mãe de uma menina com 5 meses. Médica Pedopsiquiatra, trabalha
atualmente no Hospital de Viseu e é coordenadora do Centro de
Neurodesenvolvimento da Casa de Saúde S. Mateus. No seu trabalho contacta
diariamente com adolescentes e suas famílias e frequenta as escolas, colhendo
experiências e inquietações que lhe são muito úteis no trabalho como monitora do
“Protege o teu Coração”, ao qual está vinculada desde 2010. Atualmente é coordenadora do mesmo em Viseu. No “Protege o teu Coração” encontrou uma linguagem única para formar adolescentes mentalmente sãos e felizes e criar pontes
entre pais e filhos.

Pedro Dos Santos Frazão

Pedro Frazão

Nasceu em 1975 e tem um irmão. É casado e tem 6 filhos. Vivem em S. Domingos de Rana, Concelho de Cascais.
Estudou Biologia Marinha e Pescas na Universidade do Algarve e exerceu no E.U.A. Depois voltou a Portugal, licenciou-se e fez Mestrado em Medicina Veterinária na Universidade Técnica de Lisboa. Foi técnico superior da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Atualmente exerce a docência, lecionando no Colégio Planalto. Para esta função fez o Curso de Profissionalização Pedagógica em Serviço pela Universidade Aberta, e o “Máster en Asessoramento Educativo e Familiar” pela Universidade Complutense de Madrid.
Toma a causa da PTC como própria, está disposto a trabalhar por ela e deseja dar o seu contributo, porque vê na formação dos jovens a chave para que muitos outros possam viver e experimentar uma vida cheia de fontes de alegria e de amor.

Cristina Viana

Cristina Viana

36 anos, casada, mãe de uma menina de 4 anos e de um rapaz com 8 anos. Médica Dentista, atualmente a exercer em clínicas privadas. Monitora do Protege o teu Coração desde 2018. Neste projeto, descobriu uma forma alegre, segura e muito elevada de fornecer ferramentas fundamentais para a vivência de uma adolescência saudável e feliz com vista à formação do carácter forte. Com o Protege o teu coração consegue ser uma mãe mais completa, uma amiga mais atenta e uma formadora altamente gratificada pela experiência de elevar a natureza humana dos formandos

Sonia Figueiredo

S¢nia Figueiredo

Nasci em Angola, Luanda, em 1973 e cresci em Viseu com as cores de África e com a paixão pelo piano. Sempre desenhei e pintei e quis ser pintora muito cedo,  a par de estudar no Conservatório de Música. Licenciei-me em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Seguiu-se o ensino e a profissionalização em serviço e, por isso, também sou professora.

Sou casada e os frutos são cinco, “5 projetos de eternidade”, Supremas obras de Arte de Vida e Amor: Áurea 2002; João Maria 2006; Tiago Maria 2008; Gabriel Maria 2010; Maria Miguel 2013… Todas as obras, exposições e prémios recebidos até hoje, são iluminados por eles e por todos os adolescentes que contacto através da arte, do ensino e do Protege o Teu Coração.

.

Ana Isabel Da Fonte Oliveira

Ana Isabel Oliveira

28 anos, casada, mãe de dois meninos, com 2 anos e 3 meses. Formação em desporto, tendo trabalhado com todas as faixas etárias, desde bebés a adultos, em aulas de natação, de educação física, treinos de voleibol e aulas em ginásios.

Actualmente, é Instrutora do Sistema FertilityCare, dá consultas a casais, raparigas e mulheres solteiras que procuram melhorar a sua saúde, encontrar a causa e a solução para a sua infertilidade e um método de PFN que os respeite e lhes permita ter uma paternidade responsável. Toda esta vivência a fez ver a necessidade que as crianças e jovens têm de contactar com o PTC, pois ajuda-as a perceberem quem são e o mundo que as envolve e a melhorar as suas relações, ajudando-as a viver realmente a sua sexualidade. E a linguagem do PTC consegue chegar a elas como nunca viu.

Vanessa Machado

Vanessa Machado

35 anos, solteira, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária. Exerceu funções no IPO Lisboa e numa Escola Profissional, como formadora. Atualmente, trabalha na área da fertilidade/infertilidade, através da abordagem do Sistema FertilityCare, do qual é coordenadora em Portugal.

O acompanhamento de casais em idade fértil, de jovens e adolescentes tem validado as mensagens que descobriu no Protege o Teu Coração, programa em que participa como monitora desde 2016. Cada dia que passa, sente que é mais urgente levar esta lufada de ar fresco que é o PTC, para curar feridas e ensinar a amar de verdade.

Javier Calderón

Javier Calderon
Casado, padre de 7 filhos. Jurista. Presidente da Associação Portuguesa de Logoterapia e Director Técnico da Associação Emergência Social (I.P.S.S). No seu trabalho contacta diariamente com crianças, adolescentes e jovens em risco de exclusão social, colhendo experiências e inquietações muito úteis no trabalho como monitor do Protege o teu Coração ao qual está vinculado desde 2013. O que mais o apaixona no Protege o teu Coração é a possibilidade de partilhar experiências e ajudar a formar adolescentes para que tenham uma vida cheia de sentido..

Joana Jardim

joana jardim

41 anos, casada, Mãe de 5 filhos. Matemática. Atualmente é coordenadora do Protege o teu coração em Portugal. Encontrou no PTC um caminho de ajuda aos adolescentes no seu crescimento pessoal em liberdade e consciência.

Alzira Ferrão

Alzira Ferrão

Tem 60 anos, casada e mãe do Miguel e da Joana. Sou Pediatra, a trabalhar há 20 anos com adolescentes, primeiro no Hospital de Viseu e agora na Casa de Saúde de S. Mateus em Viseu. Trabalhar com os adolescentes e as famílias, tem sido o mote do meu trabalho, como Pediatra. Neste percurso conheci o Protege o teu Coração, que veio encher o meu coração e, por isso, atualmente sou monitora. Nunca é tarde para começar novos projetos, nunca é tarde para sonhar.

Susana Silva

Susana Silva

Tem 41 anos, casada e tem três filhos.

Mediadora Familiar, Licenciada em Ciências Sociais (com minor em Psicologia) pela Universidade Aberta e pós graduada em Logoterapia e Análise Existencial pelo Instituto Peruano de Logoterapia Viktor Frankl y DAU Escuela de Vida. Desde 2011 que acompanha Famílias e Jovens em conjunto com o esposo, após a frequência no ano 2009-2010 no curso de Técnico Qualificado em Intervenção Comunitária (Formação Especializada) em Florença, Itália. É monitora do Programa Protege o teu Coração desde 2018 e cada vez se sente mais agradecida por esta oportunidade que considera ser de grande enriquecimento pessoal. Sente que recebe mais do que aquilo que dá e isso manifesta-se através das respostas que recebe em cada sessão de PTC. São respostas surpreendentes que mostram que tanto crianças como jovens se questionam sobre os grandes temas da vida e do amor e que têm uma sede imensa de obter respostas que os preencham e motivem.

Maria João Obrist

Maria Jo∆o Obrist

55 anos, casada, mãe de 4 filhos, 3 raparigas de 20, 18 e 13 anos e de um rapaz de 15 anos. Médica, com a especialidade de Cirurgia Geral e a trabalhar no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, onde é Coordenadora do Ambulatório da Cirurgia Geral. Leciona as disciplinas de Fisiologia, Semiologia Clínica e Fisiopatologia na Universidade Católica de Viseu aos Cursos de Medicina Dentária e Ciências Biomédicas. É monitora do Protege o teu coração na equipa de Viseu, desde 2010. O seu interesse pela educação da sexualidade dos adolescentes vem desde que se tornou mãe e mais intensamente quando os seus filhos iniciaram a adolescência. Viu neste programa uma oportunidade única para aprender a educar na sexualidade os seus filhos de uma forma simples, concreta e atrativa.

Maria Cela

Maria Cela

41 anos, casada, com duas filhas de 13 e 9 anos. Licenciada em Humanidades e monitora do PTC.
A minha maior motivação para integrar a equipa do PTC em Portugal é a certeza de poder ajudar os adolescentes a conhecerem-se melhor e dar-lhes ferramentas que os ajudem a crescer e a ser adultos felizes. Adultos que saibam amar em plenitude e que sejam emocionalmente seguros, tão difícil hoje em dia!

.

Rute Magalhães

Rute Magalh∆es

31 anos, casada e mãe de dois meninos de 2 e 7 anos. Diretora Técnica de uma IPSS onde desenvolve o seu trabalho na área sénior. Além disso é Dirigente do Corpo Nacional de Escutas há 4 anos, mas escuteira  há 24 anos e é essencialmente aí que colhe a sua grande experiência de trabalho com jovens. É monitora do Protege o Teu Coração desde Outubro de 2018. Aqui encontrou um lugar único de encontro com filhos e pais, onde as ferramentas pedagógicas são tão concretas e vão tão de encontro às duvidas e anseios que as famílias têm hoje em dia, que o fim de cada sessão é sempre um presente para si, pois sente que quem de lá sai, vai mais capaz de se criar e recriar de forma feliz, com um carácter forte e uma sexualidade sã. .

 

Las ciudades portuguesas a donde ha llegado Protege tu corazón son las siguientes:

  • Coimbra
  • Lisboa
  • Oporto
  • Viseu
top